O própolis é um composto natural muito valorizado por suas propriedades terapêuticas, que incluem o estímulo e equilíbrio do sistema imunológico, e a ação anti-inflamatória e antioxidante, conforme apontam diversas pesquisas.

    Existem várias formas de própolis, que se distinguem pela área onde são colhidos e pela sua cor, ligada à concentração de flavonóides nas plantas que foram visitadas pelas abelhas. 

    PROMOÇÃO
    Própolis verde em cápsulas – Própolis verde com vitamina E – 25% extrato seco 1000mg dose | Proteja você e sua família – 50 Dias Suplemento
    • Impulsione seu sistema imunológico – Própolis & vit. E 1000mg dose diária em cápsulas
    • Mantenha-se saudável – O uso diário de própolis verde em cápsulas reforça o sistema de defesa contra doenças oportunistas, oferecendo uma proteção adicional graças às suas propriedades únicas.
    • Dose diária de saúde – Auxilia o sistema circulatório a manter o sistema de defesa ativado contra viroses indesejadas
    • Natural – Nosso suplemento de extrato de própolis é totalmente natural, concentrado no formato em cápsulas que facilitam a ingestão.
    • Propolis Health – O Brasil é uma das poucas regiões do mundo capaz de produzir própolis verde de qualidade, com uma fazenda de criação de abelhas sob as regras mais rígidas de cultivo e manejo mantemos todo respeito por nossas abelhas, nos dedicando exclusivamente para a produção de própolis verde de qualidade voltada a exportação.

    Entre eles destaca-se o própolis verde, produzido a partir da coleta de resinas, bálsamos e seivas de espécies vegetais típicas de regiões do cerrado brasileiro, mais especificamente do alecrim do campo, que cresce nas imediações das colmeias. 

    Estas substâncias ao se misturarem com as próprias secreções salivares das abelhas resulta neste composto bioativo tão especial para a saúde humana.

    Na colmeia, a função do própolis é isolar o ambiente externo, auxiliando na manutenção da temperatura, impedindo a entrada de chuva, além de inibir a invasão e infestação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, contribuindo, assim, para a sobrevivência das abelhas.

    Já na saúde humana, os ácidos orgânicos, oligoelementos, polifenóis, vitaminas e minerais do própolis atuam como um escudo natural contra vírus, bactérias e fungos. 

    Assim, o própolis é reconhecido como um antibiótico natural de amplo espectro, sugerindo atuação direta em microrganismos.

    Especificamente no própolis verde, o alto teor de flavonas e flavonoides desse tipo de própolis o destaca como um potente anti-inflamatório natural, sendo promissor para o tratamento da artrite reumatoide na forma de suplemento alimentar, como terapia complementar a tratamentos tradicionais.

    O que é artrite reumatoide?

    PROMOÇÃO
    Puravida Própolis Premium Frasco 36 G
    • O Nosso Extrato De Própolis Verde É Extraído Do Alecrim-Do-Campo, Espécie Vegetal Típica Do Brasil, Muito Comum No Estado De Minas Gerais. Grande Parte Da Produção Do Extrato De Própolis Verde É Exportada Para Diversos Locais Do Mundo, Principalmente Para O Japão, Onde É Muito Consumida E Estudada. A Própolis Verde É Considerada Especial Pelos Japoneses.
    • Cor do produto: sem cor
    • Ingredientes do produto: Óleo De Coco, Azeite De Oliva, Extrato De Própolis E Emulsificante Lecitina De Girassol. Composição Da Cápsula: Gelatina, Água Purificada E Umectante Glicerina. Não Contém Glúten
    • Marca do produto: Puravida

    O bom funcionamento das articulações é essencial para garantir os movimentos do corpo. As articulações podem ser acometidas por inúmeras patologias debilitantes, sendo uma das mais comuns a artrite reumatoide.

    A artrite reumatoide, que geralmente está associada ao envelhecimento, é uma doença crônica autoimune que afeta as articulações causando dor e inchaço. 

    Quando atinge estágios avançados pode prejudicar os movimentos e causar deformidades. Também pode acometer nervos, pulmões, coração e rins em pessoas predispostas geneticamente.

    O tratamento para artrite reumatoide envolve medicamentos imunossupressores caros, com um certo grau de toxidade e que causam efeitos colaterais (como a redução da imunidade). Para ajudar nas opções de tratamento, muitas vezes, são necessárias alternativas naturais com zero efeitos colaterais, como o extrato de própolis verde.

    Como o extrato de própolis verde ajuda no tratamento da artrite reumatoide?

    Propomax Gotas Sem Álcool Apis Flora 30mL
    • Produzido com extrato de própolis 100% verde
    • Alta concentração de bioativos em um produto sem álcool
    • Ação anti-inflamatória e antibiótica, excelente para dores de garganta, inflamações e tosses

    Como para muitas outras doenças, parece que as abelhas têm uma solução pra vários problemas de saúde – e os cientistas estão descobrindo cada vez mais como as propriedades terapêuticas únicas da própolis podem ser uma opção viável de tratamento para várias doenças.

    Pesquisas recentes mostraram que um suplemento alimentar à base de própolis verde pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida em pacientes com artrite reumatoide, trazendo alivio para quem sofre dessas inflamações.

    O extrato de própolis verde apresenta inúmeras propriedades antioxidantes e polifenólicas e pode exercer efeitos benéficos nos biomarcadores do estresse oxidativo e no processo inflamatório, sem os efeitos colaterais dos medicamentos para essa finalidade. Além disso, foi relatado que o própolis influencia positivamente a regeneração da cartilagem, ossos e polpa dentária.

    Outros benefícios para a saúde do própolis verde

    Própolis Verde Alecrim, Vitamina C, D3, Zinco, Biogens, Kit 2x 60 cápsulas
    • 🍯 IMMUNE COMPLEX COM COMPOSTOS FENÓLICOS
    • 🌿 VITAMINAS C, D e E, ZINCO
    • 🔬 319mcg DE SELÊNIO
    • 💊 CÁPSULAS SOFTGEL
    • 📅 DURAÇÃO DE 60 PORÇÕES (1 CÁPSULA POR PORÇÃO)

    Assim como o mel, o própolis é reconhecido como um antibiótico natural de amplo espectro. Ele contém muitos nutrientes, incluindo ácidos orgânicos, oligoelementos e vitaminas que atuam como um escudo natural contra vírus, bactérias e fungos, capazes de fortalecer o sistema imunológico.

    Se você busca emagrecer, existem ótimas receitas para secar a barriga e talvez você possa inserir na sua alimentação um bom chá de própolis verde como acompanhamento.

    O própolis atua no sistema imunológico de três formas principais: ação sobre macrófagos, na produção de linfócitos e anticorpos e atividade antitumoral.

    De um poderoso aliado contra infecções de garganta, resfriados ou gripes devido às suas propriedades antibióticas e antivirais, a um suplemento natural que ajudar a minimizar os sintomas da artrite reumatoide devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o própolis tem uma longa lista de benefícios.

    O própolis é recomendado em gargarejos, para suavizar a garganta ou em caso de rouquidão, pois acalma as cordas vocais. Também demonstrou exercer ação antialérgica, podendo reduzir os espirros e a irritação da rinite alérgica, inibindo a liberação de histamina.

    Na administração oral, pode auxiliar no tratamento contra a bactéria H. pylori, causadora de úlceras e problemas estomacais; além de regular o apetite e proteger o fígado. Atua também como regulador do colesterol.

    O própolis mostrou atividade antifúngica em 80 cepas de leveduras do gênero Candida (Candida albicans, Candida tropicalis, Candida krusei e Candida guilliermondii), implicadas em infecções digestivas e ginecológicas. Além disso, o extrato de própolis ainda potencializa os efeitos de certos antibióticos.

    Diluído em água, o própolis é uma alternativa natural de enxaguante bucal contra aftas, gengivites ou herpes. Na pele, ajuda na cicatrização, além de combater as rugas, nutrir e suavizar a epiderme.

    Própolis estimula a geração de esmalte dentário e previne a formação de cáries e da placa bacteriana. É eficaz também na cura de queimaduras.

    Como usar extrato de própolis verde?

    PROMOÇÃO
    Extrato de Própolis Verde Orgânico 30 mL – BR, Extrato de Própolis Orgânico Apis Flora
    • O Extrato de Própolis Verde Orgânico Apis Flora é produzido com a própolis verde, que é obtida, exclusivamente, a partir de uma planta nativa do Brasil.
    • Ele é um extrato alcoólico, orgânico e o segundo mais concentrado da linha de extratos de própolis da Apis Flora.
    • Exclusivo extrato de própolis EPP-AF
    • Extrato seco mínimo: 16% p/v

    Em relação ao consumo ou aplicação, o própolis verde pode ser encontrado na forma de spray, cápsula ou líquido. A diferença entre eles está na concentração do composto e também na forma de uso.

    O própolis verde também pode ser encontrado na forma de tintura de própolis (solução extrativa), que deve ser diluída em água ou no mel. No caso de gargarejos e bochechos, diluir 15 gotas em meio copo de água filtrada.

    Na administração oral, a ingestão de 5 miligramas por quilo de peso corporal não deve ser excedida. Em relação às crianças, seu uso não é recomendado em menores de 3 anos de idade.

    Em pessoas com mais idade, a dosagem terá de ser adaptada de acordo com o seu peso. Quanto ao uso externo, fontes especializadas apontam que não há limite para o uso do  própolis.

    No entanto, ao utilizar suplementos alimentares ou plantas medicinais, é sempre aconselhável ir ao médico para estabelecer o tratamento correto, adaptado ao caso em questão.

    Perguntas frequentes sobre Própolis Verde (FAQs)

    Quem tem artrite reumatoide pode tomar própolis?

    Embora a própolis verde tenha sido estudada quanto aos seus efeitos benéficos no tratamento da artrite reumatoide, é importante lembrar que ela não deve ser utilizada como substituto aos medicamentos prescritos pelo médico.

    Antes de tomar própolis verde ou qualquer outro suplemento, é essencial conversar com um profissional de saúde para avaliar se essa opção é segura e adequada para o seu caso específico de artrite reumatoide.

    O que acontece se tomar própolis verde todos os dias?

    Tomar própolis verde todos os dias pode trazer diversos benefícios para a saúde, graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. No entanto, o consumo excessivo de qualquer alimento ou suplemento pode ter efeitos adversos.

    No caso da própolis verde, o consumo excessivo pode causar reações alérgicas, como coceira, inchaço e vermelhidão. Além do mais, a própolis pode interagir com alguns medicamentos, portanto, é importante conversar com um profissional de saúde antes de iniciar o consumo diário desse suplemento.

    Tomar própolis verde todos os dias pode trazer benefícios à saúde, desde que seja consumida na dose adequada e com orientação de um profissional de saúde.

    Quem não pode usar própolis verde?

    PROMOÇÃO
    Extrato de Própolis Verde 30ml – Extrato Seco 21% – 300mg/1ml – Propolis Health Gotas – Propriedades Superior Para a sua Saúde – 30 Dias de Suplemento – Própolis Liquido – Própolis Verde
    • IMPULSIONE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO – extrato de própolis 300mg dose diária líquido.
    • MANTENHA-SE SAUDÁVEL – própolis verde em gotas, uso diário reforça o sistema de defesa contra doenças oportunistas.
    • DOSE DIÁRIA DE SAÚDE – auxilia o sistema circulatório a manter o sistema de defesa ativado contra viroses indesejadas.
    • NATURAL – suplemento de própolis é totalmente natural, concentrado líquido que facilita a ingestão com água, café ou suco uma excelente maneira de começar proteção diária.
    • PROPOLIS HEALTH – o Brasil é uma das poucas regiões do mundo capaz de produzir própolis verde de qualidade, com um apiário sob as regras mais rígidas de cultivo e manejo mantemos sustentável, por nossas abelhas, nos dedicando exclusivamente para a produção de própolis verde de qualidade voltada a exportação.

    Embora a própolis verde seja considerada segura para a maioria das pessoas, há algumas situações em que o seu consumo pode ser contraindicado. Alguns exemplos:

    • Pessoas alérgicas a produtos apícolas, como mel, pólen e outras variedades de própolis.
    • Pessoas com histórico de asma ou outras condições respiratórias, já que a própolis pode desencadear reações alérgicas graves.
    • Pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores, já que a própolis pode interferir no sistema imunológico.
    • Gestantes e mulheres em período de amamentação, pois não há estudos conclusivos sobre a segurança da própolis nessas situações.

    A própolis pode interagir com alguns medicamentos, portanto, é essencial conversar com um profissional de saúde antes de iniciar o consumo desse suplemento.

    Quanto tempo o própolis verde faz efeito?

    O tempo que a própolis verde leva para fazer efeito pode variar de acordo com a finalidade do seu uso e a gravidade dos sintomas. Em alguns casos, é possível perceber uma melhora significativa logo nos primeiros dias de uso, enquanto em outros casos pode ser necessário um período de semanas ou até meses para que os efeitos da própolis sejam notados.

    Por exemplo, em relação à artrite reumatoide, alguns estudos mostraram que a própolis verde pode reduzir a inflamação e aliviar a dor nas articulações em algumas semanas de uso contínuo. Já em relação a infecções respiratórias, a própolis pode ajudar a aliviar os sintomas em um período mais curto, como alguns dias.

    A própolis verde não é uma cura para as doenças e deve ser utilizada como complemento ao tratamento médico convencional. Além do mais, é essencial conversar com um profissional de saúde antes de iniciar o uso da própolis para avaliar se essa opção é segura e adequada para o seu caso específico.

    Qual o melhor horário para tomar o própolis verde?

    Não há um horário específico para tomar o própolis verde, já que seu consumo pode ser feito em qualquer momento do dia. No entanto, algumas pessoas preferem tomar a própolis pela manhã, junto com o café da manhã, para aproveitar seus benefícios ao longo do dia.

    É importante saber que a própolis pode ter um sabor forte e amargo, por isso algumas pessoas preferem misturá-la com alimentos ou bebidas, como sucos, chás ou iogurtes, para tornar seu consumo mais agradável.

    Além do mais, é essencial seguir as recomendações de dosagem indicadas pelo fabricante ou por um profissional de saúde, para evitar o consumo excessivo do suplemento. Em caso de dúvidas sobre o horário mais adequado para o seu caso específico, é importante conversar com um profissional de saúde.

    Quantas gotas de própolis verde por dia?

    A dosagem recomendada de própolis verde pode variar de acordo com a concentração do suplemento e a finalidade do seu uso. Geralmente, a dose diária recomendada varia de 10 a 30 gotas de própolis verde, tomadas uma a três vezes ao dia.

    A própolis pode interagir com alguns medicamentos e pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Portanto, antes de iniciar o consumo de própolis verde, é essencial conversar com um profissional de saúde para avaliar a dosagem mais adequada para o seu caso específico e garantir que o suplemento seja seguro para você.

    Qual a diferença do própolis normal para própolis verde?

    Kit 2x Própolis Verde 500mg 60 cápsulas – Flora Nativa
    • inibem e combatem os radicais livres
    • previnem o desgaste e o envelhecimento das células
    • evitando o aparecimento de doenças

    A principal diferença entre o própolis normal e o própolis verde é a sua composição química e origem. O própolis normal é produzido pelas abelhas a partir de diversas fontes vegetais, como flores, brotos e exsudatos de árvores. Sua cor e composição química podem variar dependendo das fontes utilizadas pelas abelhas.

    Já o própolis verde é produzido pelas abelhas a partir de uma espécie específica de planta, conhecida como Alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia), que é nativa do Brasil. A resina coletada pelas abelhas é rica em compostos flavonoides, como artepelin-C, ácido cafeico e ácido p-cumárico, que conferem a cor verde característica do própolis.

    Estudos têm mostrado que o própolis verde possui propriedades terapêuticas mais potentes do que o própolis normal, devido à sua composição química específica. Acredita-se que o própolis verde tenha ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante mais intensa do que outras variedades de própolis.

    Em suma, a principal diferença entre o própolis normal e o própolis verde está na sua origem e composição química, com o própolis verde sendo considerado mais potente em suas propriedades terapêuticas.

    Compartilhe.
    Avatar de Juliana Moraes

    Técnica em registros médicos, dedicada a garantir a gestão eficaz das informações de saúde. No blog MedicodasMaos, exploramos a importância da precisão e eficiência para um atendimento superior ao paciente. Convido você a se juntar a nós nesse diálogo crucial!