Cisto sinovial na mão tratamento caseiro: existe?

A cada dia, mais e mais pessoas procuram saber se cisto sinovial na mão tratamento caseiro existe e se realmente funciona.

Lembrando que o cisto sinovial se apresenta como uma bolha composta de um líquido viscoso, e na maioria dos casos, é benigno e reabsorvido espontaneamente.

Esse líquido, chamado de líquido sinovial, tem o papel de nutrir e lubrificar as articulações.

Se apareceu um cisto sinovial na sua mão, entenda, a seguir, as causas, os sintomas e se existem medicamentos caseiros que ajudam a resolver!

Quais as causas do cisto sinovial na mão?

Antes de saber tudo sobre cisto sinovial na mão tratamento caseiro, quais as causas?

O cisto sinovial é um tipo de bolsa cheia de líquido, que se desenvolve no nível de uma articulação ou tendão.

Vale lembrar que nossas articulações e tendões são lubrificados com líquido sinovial.

No entanto, após determinados movimentos, que solicitam os tendões e articulações de forma inabitual, acabamos compensando secretando mais líquido sinovial.

E é exatamente isso que dá origem ao cisto sinovial na mão.

Na maioria das vezes, a causa é desconhecida, mas pode surgir após um traumatismo.

Cisto sinovial na mão quais os sintomas?

Apesar do cisto sinovial não apresentar sintomas particulares, o impacto causado na vida da pessoa é variável.

Por outro lado, a dor não é permanente, mas pode incomodar mais em um dia, e desaparecer totalmente no outro.

Dependendo do caso, pode comprimir outras estruturas próximas, como tendões, vasos e nervos, com perda de mobilidade, dor, ou diminuição de força.

Os cistos pequenos, mesmo não visíveis, são os mais dolorosos, principalmente durante os movimentos de extensão do pulso.

Diferentemente de um desgaste na coluna aposenta, você pode conviver com o cisto sinovial e não é motivo para se afastar do trabalho.

Cisto sinovial na mão como é o diagnóstico?

O diagnóstico de cisto sinovial na mão é clínico, mas o médico ortopedista pode solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico.

Assim, vai poder avaliar a origem do cisto e investigar uma causa associada às dores.

A radiografia permite encontrar um problema articular, mas não verá o cisto.

Um ultrassom ou ressonância magnética confirmarão o diagnóstico do cisto sinovial, localizando com precisão a articulação, e às vezes, uma tendinite associada.

Cisto sinovial na mão tratamento caseiro existe?

Em primeiro lugar, estima-se que de 30 a 40% dos cistos desapareçam espontaneamente no período de 4 meses, porém, nem todas as pessoas querem esperar esse tempo, principalmente por seu caráter pouco estético.

Por isso, querem saber se cisto sinovial na mão tratamento caseiro existe e se funciona.

Então, existem algumas alternativas naturais para aliviar os sintomas, e aplicar gelo no local, de 10 a 15 minutos, ajuda bastante.

Apenas lembre-se de proteger a pele, a fim de evitar queimaduras.

Outra opção é a acupuntura, com resultados muito positivos no tratamento de cisto sinovial na mão, especialmente se você sentir dor.

Quando a cirurgia é necessária?

Se o cisto sinovial na mão tratamento caseiro ou o tratamento médico não surtir efeito, o médico pode pensar na cirurgia.

O objetivo da cirurgia é a retirada completa do cisto, e como é um procedimento minimamente invasivo, o paciente pode retornar no mesmo dia para casa.

É importante seguir as orientações do médico, principalmente repousar na primeira semana, para evitar que o cisto volte a aparecer.

Geralmente, o médico recomenda sessões de fisioterapia para acelerar a recuperação e reduzir a inflamação.

Conclusão

Quanto à sua pergunta sobre cisto sinovial na mão tratamento caseiro, você agora já sabe alternativas caseiras para tratar.

Embora a maioria dos cistos sinoviais desapareçam naturalmente, não são todas as pessoas que gostam da aparência ou mesmo sentem dores.

Se você tiver com um cisto sinovial na mão, procure um ortopedista especialista em mão para avaliar a causa e com certeza, ele vai te dizer quais as opções de tratamento mais eficazes!