Alívio do túnel do carpo: 7 remédios para dor

O lado do polegar da sua mão parece que vai dormir – aquela sensação de fraqueza, dormência, alfinetes e agulhas – sem motivo aparente? Você pode suspeitar que tem síndrome do túnel carpal.

Para um resumo dos melhores remédios caseiros para a síndrome do túnel do carpo, conversamos com o cirurgião ortopédico William Seitz, MD.

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma condição bastante comum que afeta sua mão e punho, diz o Dr. Seitz.

A síndrome do túnel do carpo ocorre quando o nervo mediano que vai do antebraço até a mão através de um espaço estreito chamado túnel do carpo, é comprimido ou comprimido, diz o Dr. Seitz.

“Os sintomas incluem dormência, formigamento e dor, geralmente no polegar e nos três primeiros dedos da mão”, explica o Dr. Seitz.

Nove tendões que flexionam os três primeiros dedos e o polegar também passam pelo túnel do carpo. Qualquer coisa que torne o túnel do carpo menor – e comprima o nervo mediano – pode resultar na síndrome do túnel do carpo, diz o Dr. Seitz.

Remédios caseiros para alívio do túnel do carpo

Embora a síndrome do túnel do carpo possa ser desconfortável ou dolorosa, você pode tratá-la em casa. A primeira etapa a ser executada é interromper a atividade que está causando a compactação.

“Pense nas atividades que você acha que podem estar causando dormência e dor em seu pulso e tente pará-las ou reduzi-las”, diz o Dr. Seitz. “Você pode retomar a atividade quando seus sintomas melhorarem.”

Aqui estão cinco maneiras de tratar a síndrome do túnel do carpo em casa.

1. Congele

Coloque gelo no pulso ou mergulhe-o em um banho de gelo por 10 minutos a 15 minutos, uma ou duas vezes por hora. O frio deve ajudar a aliviar a dor, pelo menos temporariamente, no pulso. Também mantém o inchaço dos tendões afetados para baixo.

2. Talas de pulso

Compre uma tala de pulso para manter sua mão alinhada corretamente. Pode ser útil usar a tala à noite para evitar que você flexione ou estique demais o pulso enquanto dorme.

3. Sacuda (suavemente)

Alivie a dor noturna sacudindo suavemente a mão e o pulso ou pendurando a mão na lateral da cama. Isso pode aliviar a pressão sobre a mediana. Outros exercícios, especialmente quando combinados com uma tala, podem ter um efeito semelhante.

4. Analgésicos

Tome um anti-inflamatório não esteróide (AINE), como ibuprofeno ou naproxeno para aliviar a dor. Tome AINEs com alimentos e depois de consultar seu médico de cuidados primários para se certificar de que não há razões médicas – como interação com outros medicamentos que você possa estar tomando – para evitar esses analgésicos.

5. Tratamento de água morna

Mergulhe a mão em água morna – com uma temperatura entre 33 graus Celsius e 37 graus Celsius – e mova ou flexione suavemente a mão e o pulso. Faça isso de três a quatro vezes por dia.

6. Alterações ergonômicas

Você também pode tentar algumas mudanças em seu ambiente de trabalho se estiver sentado e digitando muito em uma mesa, incluindo:

  • Ajustando a altura dos melhores apoios ergonômicos para pés e mãos em cadeiras.
  • Mudando a posição do seu teclado.
  • Mudando as posições da mão e do pulso.

Essas mudanças podem ajudar a aliviar a pressão do nervo mediano e dos tendões, proporcionando pelo menos um alívio temporário.

7. Injeções de cortisona

Injeções de corticosteróides – um tipo de medicamento anti-inflamatório – pode trazer alívio da dor para aqueles com síndrome do túnel do carpo. Assim como em outros tratamentos, as injeções de cortisona reduzem a inflamação dos tendões ao redor do nervo mediano, aliviando a dor.

Quando considerar a cirurgia

Alívio do túnel do carpo: 7 remédios para dor
Alívio do túnel do carpo: 7 remédios para dor

Se esses tratamentos caseiros não aliviarem sua dor em uma ou duas semanas, talvez seja hora de consultar um ortopedista especializado no tratamento de ossos, articulações e músculos. Tratamentos mais intensivos podem ser sugeridos e seu médico também pode procurar outras condições que podem ser afetadas pela síndrome do túnel do carpo.

Um estudo recente em que o Dr. Seitz trabalhou descobriu que pacientes com síndrome do túnel do carpo que também podem ter amiloidose, um distúrbio de proteína, pode estar em risco de insuficiência cardíaca congestiva. Nesse caso, uma biópsia pode ser realizada durante a cirurgia do túnel do carpo para testar a amiloidose.

“Seu médico pode recomendar cirurgia se houver danos graves ao nervo mediano ou para evitar perda sensorial ou funcional permanente”, diz o Dr. Seitz.

A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo envolve cortar o ligamento na base da palma da mão que cobre o túnel do carpo. Este procedimento aumenta o tamanho do túnel do carpelo, tirando a pressão do nervo mediano e dos tendões, segundo o Instituto Ortopédico.

“Com o tempo, a cirurgia pode ser o melhor caminho para o alívio permanente”, diz o Dr. Seitz.