Como corrigir a postura corcunda? Descubra aqui!

A cada dia, mais e mais pessoas querem saber como corrigir a postura corcunda, principalmente por ficarem longas horas sentadas na frente do computador.

A maior parte delas nem percebem que estão adotando uma má postura, no entanto, a longo prazo, os problemas começam a aparecer.

Seja por uma questão estética ou para acabar com as dores nas costas e/ou pescoço, pode ser interessante corrigir e melhorar a sua postura.

E se você é uma dessas pessoas com coluna curvada para frente, veja aqui o que fazer para manter uma postura correta!

O que é postura corcunda?

Embora não seja um termo muito simpático, é utilizado para nomear um aumento da cifose cervico-dorsal, que é a curvatura ao nível da junção entre as últimas vértebras cervicais e as primeiras vértebras torácicas.

Essa é uma área sujeita a um maior estresse, porque faz a transição entre uma região mais móvel, a coluna cervical, e uma região menos móvel, a coluna torácica.

Algumas pessoas têm uma maior tendência a desenvolver essa postura, mas ela pode ser devida a:

Com o aumento da curvatura do pescoço, a cabeça e os ombros são projetados para frente, o que pode provocar dores no pescoço, na coluna e tensões musculares.

Por isso, é importante aprender a como corrigir a postura corcunda.

Por que corrigir sua postura?

Ter uma boa postura é importante, não apenas pelo lado estético, mas para manter o corpo em boa saúde.

Quando falamos em como corrigir a postura corcunda, é porque uma má postura pode causar problemas musculoesqueléticos, além de afetar a respiração porque a caixa torácica está comprimida por causa da coluna curvada.

As tensões dorsais e as lombalgias podem provocar a artrose precoce e aumentar o risco de lesões.

Outros problemas podem estar associados, como uma má digestão, estresse ou fadiga crônica.

Logo, corrigir sua postura permite aliviar dores nas costas, mas também melhorar seu bem-estar mental.

Enfim, isso serve para otimizar o funcionamento do corpo de maneira geral, especialmente as funções respiratórias.

A silhueta sendo mais reta e harmoniosa, a pessoa que corrige sua postura tem muito mais autoconfiança.

Quais as causas de postura corcunda?

Você tem uma postura corcunda, dores nas costas e na cervical? Homens, mulheres, pessoas sedentárias, atletas…uma grande parte da população sofre por conta de uma postura errada.

A principal causa?

Os jovens ficam horas nos seus smartphones, a maioria das pessoas se posiciona mal ao carregar peso ou pegar um objeto no chão, são mais sedentárias e sem falar nos longos períodos na posição sentada na frente de um computador.

Isso tudo favorece a uma má postura, o que pode piorar com a cabeça para baixo ou muito para frente.

Portanto, quando se trata de como corrigir a postura corcunda, é necessário adotar melhores posturas no dia a dia, se esforçando para manter a coluna reta e o peito “para frente”, mas também praticar regularmente exercícios específicos de fortalecimento e alongamento. Exercícios que podem ser realizados em qualquer lugar, até em uma viagem caso esteja programando, se quiser saber mais sobre destinos visite o site Marco Zero.

Como saber se tenho uma má postura?

Antes de aprender como corrigir a postura corcunda, como saber se você tem uma má postura?

Uma má postura se manifesta quando o queixo está apontado para baixo, os ombros para frente e a coluna vertebral curvada.

Por consequência, isso pode causar diversos problemas físicos e até mesmo emocionais.

Uma postura inadequada também afeta negativamente a respiração do seu corpo, o que significa menos aporte de oxigênio e de fluxo sanguíneo em direção aos órgãos vitais.

Além disso, já está mais do que provado que a postura inadequada pode provocar problemas de coluna e até piorar algum, em particular quando você já tem um fator de risco, por exemplo, obesidade.

Saiba também que o estresse no trabalho pode piorar por uma má postura, o que leva a músculos ainda mais contraídos ao nível do pescoço e coluna.

Se você vem sentindo dores constantes nas costas, provavelmente pode ser em razão da má postura, e a dica é consultar um ortopedista o quanto antes, até para avaliar se não é algo mais sério.

Como corrigir a postura corcunda?

Para corrigir a postura corcunda, alguns cuidados são necessários no dia a dia.

Em relação à atividade profissional, seja uma atividade no escritório ou um trabalho onde os movimentos são repetitivos, é preciso adaptar o espaço de trabalho.

Por exemplo, no escritório, a coluna e a nuca devem estar bem retas e alinhadas. Só que acabamos nos distraindo, mas a dica é prestar sempre atenção à sua postura.

É dessa forma que a coluna é preservada das dores e tensões. 

A idade também é um fator agravante de dores na coluna, causadas por uma má postura. Alguns idosos acabam não sabendo corrigir a postura e por isso, tornam-se corcundas, o que pode afetar a sua qualidade de vida.

Como corrigir a postura corcunda: os 5 melhores exercícios

Separamos aqui os melhores exercícios que ajudam a como corrigir a postura corcunda:

1. Alongamento postural

O alongamento postural é um dos melhores exercícios para corrigir a postura, cujos resultados são mais eficazes se você usar uma cinta modeladora.

A pessoa realiza movimentos lentos e profundos, e isso serve para aquecer os músculos, reduzindo os riscos de lesões e dores.

É um trabalho para os músculos profundos, incluindo as técnicas de respiração e alongamento.

O alongamento postural permite tonificar o corpo e aliviar as tensões musculares.

2. Musculação

A musculação da coluna é uma ótima maneira de corrigir sua postura. O remador, praticado na academia ou na sua casa, fortalece os músculos das costas e oferece um melhor suporte à parte superior do corpo.

3. Natação

A natação é, sem dúvida, o esporte ideal para a coluna. Além de agir sobre todos os músculos do corpo, reforça aqueles do abdômen.

4. Yoga

Existem algumas posturas do yoga para deixar a coluna reta. A posição de cobra ou de cachorro alonga as costas e proporciona flexibilidade.

O yoga oferece  ao corpo um profundo relaxamento e ajuda a liberar suas tensões musculares.

5. Fisioterapia

Por fim, a fisioterapia. É também outro exercício eficaz de como corrigir a postura corcunda, especialmente pelo fortalecimento muscular e alongamento da coluna.

Considerações finais

Agora que você já entendeu as causas da postura corcunda, as consequências e como corrigir, é importante começar a manter uma boa postura o quanto antes!

Artigo anterior: Dores nas juntas dos dedos das mãos: o que pode ser e como tratar?