Formigamento nas Mãos: 10 Causas de Dormência nas Mãos

Geralmente, as pessoas se preocupam quando sentem dormência nas mãos, e a primeira coisa que vem na cabeça é que estão tendo um AVC ou ataque cardíaco, e realmente é para se preocupar!

Se você sente frequentemente dormência nas mãos, selecionei aqui as 10 causas principais e quem sabe você se encaixa em alguma dessas situações?

Antes de continuar, apenas saiba que isso não é tão incomum quanto você possa estar pensando, mas é sempre bom ficar atento.

Portanto, preste atenção a cada uma delas e ao menor sinal de dúvida, o melhor a fazer é buscar um médico especialista em mão, e assim, descartar qualquer problema mais sério.

Formigamento nas mãos: quais são as causas?

Formigamento nas mãos, também chamado de dormência ou parestesia, pode ser decorrente de uma série de fatores.

Por exemplo, uma compressão dos nervos, lesão ou inflamação.

Agora, se você tem uma doença pré-existente, como diabetes, essas dormências ou até mesmo um tipo de queimação, normalmente surgem primeiro nos pés.

Existem casos um pouco mais complicados, onde a dormência pode ser causada por algum problema no cérebro ou medula, e geralmente vem acompanhada com perda de força nos braços.

Então, selecionei aqui as 10 causas mais frequentes, no entanto, a última é a mais comum. Por isso, sugiro que leia até o final!

10 causas de dormência nas mãos

Causa #10 de dormência nas mãos: Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 desempenha um papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso, do nosso cérebro, assim como para a produção de glóbulos vermelhos e síntese de DNA.

A falta de vitamina B12 no organismo pode ser em razão da própria idade, gastrite autoimune, causada por uma cirurgia bariátrica ou alguém que segue a dieta vegetariana.

Além de dormência nas mãos, o déficit de vitamina B12 pode causar tonturas, falta de apetite, perda de memória, uma fraqueza ou mesmo um mal-estar.

Causa #9 de dormência nas mãos: Problemas de circulação

Outra causa para a dormência nas mãos é má circulação sanguínea ou mesmo ausência de circulação de sangue.

E por que isso acontece?

Por causa do acúmulo de placa de gordura, que é aterosclerose, que acaba entupindo uma das artérias e assim, impede o fluxo sanguíneo.

Pode ter origem também no fenômeno de Raynaud, caracterizado por dedos das mãos pálidos e roxos quando expostos ao frio, e, às vezes, os dedos dos pés.

Causa #8 de dormência nas mãos: Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico passa a destruir as células de defesa do organismo.

A incidência é maior entre mulheres, geralmente entre 20 e 40 anos, sendo uma doença que afeta o cérebro, os olhos e a medula.

Entre alguns sintomas, podemos citar: perda de força muscular, fadiga excessiva, perda de memória e dormência nas mãos.

Causa #7 de dormência nas mãos: Cotovelo de tenista

É uma condição chamada de cotovelo de tenista porque acomete principalmente os tenistas, mas se limita aos praticantes de tênis.

Quando há o uso em excesso dos tendões em torno do cotovelo, pode causar uma inflamação ou mesmo pequenas rupturas.

A pessoa sente uma espécie de queimação, que pode irradiar para as mãos, dando origem à dormência.

Causa #6 de dormência nas mãos: Infarto

Um dos sinais de infarto é um formigamento do braço esquerdo, geralmente acompanhado com dor no peito.

É normal também surgir uma dormência no dedo mínimo, e falta de ar ao fazer esforço.

Mas se você acorda durante a noite e sente suas mãos formigando, talvez não seja ataque cardíaco, porém, é necessário prestar atenção.

Causa #5 de dormência nas mãos: Medicamentos

Certos medicamentos, por exemplo, antidepressivos ou quimioterápicos, podem ter como efeito adverso provocar dormência nas mãos.

Enquanto alguns podem causar apenas uma dormência pontual e temporária, outros podem acarretar uma dormência permanente.

Por isso, é importante sempre conversar com seu médico e relatar todos os sintomas ao usar determinados remédios.

Causa #4 de dormência nas mãos: Má postura

Principalmente a má postura ao dormir é o que pode dar origem à dormência nas mãos, o que é comum quando dormimos em cima do braço.

O formigamento é tão intenso que precisamos do outro braço para fazer qualquer movimento.

A boa notícia é que basta movimentar o braço, como se estivesse balançando, que tudo volta ao normal.

Causa #3 de dormência nas mãos: Diabetes

Quem tem diabetes, pode apresentar primeiro uma dormência nos pés, que podem subir para as mãos.

Quando o diabetes ataca os nervos, causa uma neuropatia, ou seja, lesão nervosa.

Por isso é crucial manter a glicemia controlada, caso contrário, as consequências podem ser bem graves, inclusive cegueira e amputação.

Para aqueles que possuem diabetes, é necessário cuidar acima de tudo, da alimentação. Então é bom procurar uma lista de melhor curso de nutrição online para que você aprenda o que pode e o que não pode comer e como preparar suas refeições. 

Causa #2 de dormência nas mãos: Síndrome de Dor Miofascial

A síndrome de dor miofascial apresenta alguns sintomas parecidos com os de fibromialgia, que são mãos e antebraços dormentes, acompanhados de dor.

Na verdade, o problema não está na mão ou antebraço, e sim na região do pescoço e dos ombros.

Outro sintoma comum é rigidez nessa área e dores de cabeça.

Causa #1 de dormência nas mãos: Neuropatia de compressão

A neuropatia de compressão nada mais é do que a compressão do nervo.

Um exemplo é a síndrome do túnel do carpo, que é uma das principais causas de compressão do nervo.

Apenas um médico especialista em mão é capaz de fazer o diagnóstico de túnel do carpo, onde o tratamento, na maioria das vezes, é cirúrgico. Justamente para descomprimir o nervo.

Então, essas são as 10 principais causas de dormência nas mãos, e como fazer o diagnóstico?

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, além do exame clínico e dos antecedentes médicos, o ortopedista especialista em mão pode solicitar exames complementares.

Por exemplo: ressonância magnética, ultrassom, eletroneuromiografia, entre outros, apenas para descartar algumas doenças.

É importante relatar todos os sintomas, a frequência e a intensidade, para que o médico possa fornecer um diagnóstico mais preciso.

Como é o tratamento?

Na verdade, tudo vai depender da causa da dormência nas mãos e assim, procurar o profissional especializado para indicar o tratamento mais adequado. Pode ser um neurologista, endocrinologista, cirurgião de mão, enfim, o mais importante nesse momento é identificar o que está causando a dormência nas mãos e buscar a orientação de um profissional qualificado.