Os ossos da mão são fundamentais para a manutenção de sua função e flexibilidade. Esta análise anatômica examinará cada um dos ossos da mão e seus diferentes movimentos e funções.
Todas as informações serão detalhadas para que o leitor possa compreender melhor como os ossos da mão se relacionam entre si.
O que são Ossos da Mão?
Os ossos da mão são todos os ossos na parte superior da mão, direta ou indiretamente relacionados às juntas da mão.
Estes ossos podem ser divididos em três grupos: os ossos carpal, os ossos metacarpais e os ossos falanges.
Os ossos carpal são os ossos que formam a base da mão e são responsáveis por conectar os ossos da mão ao antebraço.
Os ossos metacarpais são os cinco ossos curtos que iniciam as juntas da mão. Finalmente, as falanges são os ossos mais longos nos dedos e é onde ocorrem a maioria dos movimentos da mão.
Anatomia da Mão
A anatomia da mão é um assunto complexo devido à variedade de ossos e juntas que compõem a estrutura.
Existem dez ossos da mão: o osso semilunar, o osso sesamóide, o osso cuneiforme, o osso piramidal, o osso trapezoide, o osso trapezóide, o osso capitato, o osso hamato, o osso triquetro e os oito metacarpos.
Estes ossos formam as juntas carpianas, as juntas metacarpo-falangianas e as juntas interfalangeanas, que são responsáveis por todos os movimentos da mão.
Osso Semilunar
O osso semilunar é o maior osso carpal da mão. Ele se encontra na parte posterior da mão e está localizado entre o punho e a junta metacarpo-falangiana do dedo médio.
O osso semilunar é responsável por muitos movimentos da mão, incluindo puxar e empurrar objetos, flexão e extensão do punho, e rotação da mão.
Osso Sesamóide
O osso sesamóide é um pequeno osso que está localizado na base do polegar e é responsável por facilitar o movimento entre o polegar e o dedo indicador.
A função específica deste osso é estabilizar as juntas metacarpo-falangianas do polegar e do indicador e permitir que eles se movam em harmonia.
Osso Cuneiforme
O osso cuneiforme é um dos três ossos pequenos que compõem o complexo cuneiforme. Está localizado na base do dedo médio e está relacionado à junta metacarpo-falangiana deste dedo.
O osso cuneiforme é responsável por permitir a flexão e extensão do dedo médio, bem como a abdução e adução.
Osso Piramidal
O osso piramidal é um dos três ossos pequenos que compõem o complexo cuneiforme. Está localizado na parte inferior do dedo médio e é responsável pela flexão, abdução e adução deste dedo.
Osso Trapezoide
O osso trapezoide é o segundo maior osso carpal da mão e está localizado na parte anterior da mão. Ele está relacionado à junta metacarpo-falangiana dos dedos anelar e médio e é responsável pela flexão e extensão destes dedos.
Osso Trapezóide
O osso trapezóide é o terceiro maior osso carpal da mão e está localizado na parte anterior da mão. Está relacionado à junta metacarpo-falangiana do dedo anelar e é responsável pela flexão e extensão deste dedo.
Osso Capitato
O osso capitato é um dos três ossos pequenos que compõem o complexo cuneiforme. Está localizado na parte inferior do dedo anelar e é responsável pela flexão e extensão deste dedo.
Osso Hamato
O osso hamato é o menor osso carpal da mão e está localizado na parte posterior da mão. Está relacionado à junta metacarpo-falangiana do polegar e é responsável pela flexão, adução e abdução deste dedo.
Osso Triquetro
O osso triquetro é o segundo menor osso carpal da mão. Está localizado na parte posterior da mão e está relacionado à junta metacarpo-falangiana do polegar. Ele é responsável pela flexão, adução e abdução deste dedo.
Oito Metacarpos
Os oito metacarpos são os cinco ossos curtos que iniciam as juntas da mão. Estes ossos são responsáveis por permitir a flexão, extensão, abdução e adução nos dedos, assim como a rotação da mão.
Ossos Carpianos
Os ossos carpal são os ossos que formam a base da mão e são responsáveis por conectar os ossos da mão ao antebraço.
Estes ossos são responsáveis por permitir a flexão, extensão, abdução e adução do punho, assim como a rotação da mão.
Todos os ossos da mão são fundamentais para o funcionamento adequado da mão como um todo. Esta análise anatômica foi projetada para dar ao leitor uma compreensão mais profunda de como cada osso se relaciona com as outras partes da mão para permitir que ela complete seus movimentos.
Compreender os ossos da mão é o primeiro passo para diagnosticar e tratar quaisquer problemas que possam surgir.