Você cuida de suas mãos? Investe em cuidados e cremes específicos? Costuma usar qualquer sabonete na hora de higienizá-las? Então, esse artigo é para você! Confira como cuidar corretamente de suas mãos e como usar os cremes certos para sua pele!

    Embora muita gente as subestime, na verdade, tanto como o rosto e o corpo, as mãos merecem e precisam de um tratamento especial. 

    Antes de qualquer outra região do corpo, as mãos tendem a apresentar, primeiro, os efeitos da idade, ou seja, com a presença de manchas ou perda de elasticidade, e isso acontece porque a pele das mãos é mais fina e possui pouca quantidade de glândulas sebáceas, portanto, é mais sensível à desidratação e mudanças de temperatura. 

    Por isso, é tão importante investir em produtos adequados e voltados a diferentes fins, visando oferecer mais proteção a essa região tão delicada do corpo. 

    Lembrando que existem excelentes marcas para todos os bolsos, ou seja, falta de dinheiro não deve mais ser desculpa para não cuidar corretamente de você, com muitas promoções no mercado, ofertas de todos os tipos, até sites como cupoom.com.br, que oferecem descontos inacreditáveis.

    Não sabe quais os cremes usar e cuidados que deve ter com suas mãos? Então confira essas dicas abaixo.

    1. Para substituir o sabonete

    Dias mais quentes pedem lavagens mais frequentes das mãos, o que contribui para o aumento do ressecamento da pele. Por isso, a dica é substituir o sabonete comum por um sabonete à base de aloe vera (babosa). E procure não abusar de sabonetes antibacterianos, pois o excesso de uso acaba ressecando a pele. E procure lavar as mãos com água fria ou morna, jamais quente.

    2. Para renovar a pele das mãos

    Para eliminar as células mortas da camada superficial, promovendo uma renovação celular, é fundamental investir em esfoliação, sendo possível encontrar diferentes marcas de esfoliantes em farmácias e perfumarias, os quais devem ser aplicados e espalhados por toda extensão das mãos, massageando-as.

    3. Para fortalecer a elasticidade da pele 

    Após a esfoliação, a pele irá ficar mais sedosa e lisa, é quando deverá receber a hidratação, que serve para fortalecer a elasticidade da pele, sendo preciso investir em hidratantes específicos para as mãos, à base de componentes umectantes ou emolientes. 

    A hidratação ajuda a restabelecer a umidade natural da pele, com ingredientes  específicos para agir especialmente nessa área do corpo. E no caso de manchas pela idade ou exposição ao sol, a dica é investir em hidratantes que possuem ativos despigmentantes.

    Como saber quais os cremes adequados para as mãos
    Como saber quais os cremes adequados para as mãos

    4. Para proteger dos efeitos do sol

    Após esfoliar e hidratar sua pele corretamente, é preciso também se proteger dos efeitos do sol, com o uso de um bom protetor solar, não só no corpo e no rosto, como as mãos. Lembrando que não é preciso investir em um filtro solar específico para as mãos, pode ser usado o mesmo que for aplicado no corpo.

    O filtro solar não só ajuda a desacelerar o envelhecimento e o aparecimento de rugas nessa região, como também evita o surgimento de possíveis manchas.

    5. Para combater os efeitos da idade 

    Com a idade, naturalmente a pele vai perdendo a elasticidade e a camada de tecido gorduroso, resultando em uma pele das mãos envelhecidas mais rapidamente do que do restante do corpo

    Por isso, quanto mais cedo se preocupar com a saúde das mãos, mais irá retardar os efeitos do tempo nesta região.

    A dica, após os 40 anos, ou no caso da pele demonstrar estar mais envelhecida, é começar a aplicar um soro antioxidante antes do filtro solar, para combater linhas, manchas e flacidez. E, antes de dormir, alterne o hidratante com um creme que inclua retinol, que acelera a renovação celular e minimiza as imperfeições.

    Enfim, o cuidado com as mãos deve começar desde cedo e, além da higienização, precisa incluir também a hidratação, esfoliação e, principalmente, a proteção solar, apostando nos cremes adequados a cada necessidade.

    Compartilhe.
    Avatar de Juliana Moraes

    Técnica em registros médicos, dedicada a garantir a gestão eficaz das informações de saúde. No blog MedicodasMaos, exploramos a importância da precisão e eficiência para um atendimento superior ao paciente. Convido você a se juntar a nós nesse diálogo crucial!