Uma das perguntas mais frequentes é sobre dor no dedo mindinho da mão o que pode ser, pois dependendo da atividade que você exerce, pode incomodar bastante.
Talvez você não saiba, mas cada dedo compõem-se por três falanges, articuladas entre elas, além de ligamentos, tendões e outras estruturas.
Por conta de sua estrutura complexa, o dedo mindinho pode sofrer lesões traumáticas, problemas articulares e nervosos, assim como inflamação nos tendões.
Então, se você vem sentindo dor no dedo mindinho, vamos mostrar aqui as principais causas, tratamentos indicados, assim como dicas para aliviar a dor.
Dor no dedo mindinho da mão o que pode ser?
Se a sua dúvida é sobre dor no dedo mindinho da mão o que pode ser, saiba que as causas podem ser variadas.
Por isso, vamos explicar as principais:
Problemas ósseos
● As falanges podem sofrer choques e fraturas, sendo necessária uma avaliação das lesões. Uma fratura dos ossos do dedo mindinho afeta sua mobilidade;
● A osteoporose pode atingir as falanges e caracteriza-se pela perda de densidade óssea, mas frequente em pessoas com mais de 60 anos, aumentando o risco de fratura.
No caso de fraturas, os ossos do dedo mínimo, as falanges distal, média e próxima, são geralmente quebrados em quedas ou quando o dedo é atingido por algo. Por exemplo, uma bola de basquete.
Dores nos nervos
Diferentes patologias nervosas podem afetar os dedos, por exemplo, a síndrome do túnel do carpo.
Caracteriza-se pela compressão do nervo mediano do canal do carpo, podendo provocar dores e dormência no dedo mindinho.
A síndrome do túnel cubital, que é quando há a compressão do nervo ulnar, localizado dentro do cotovelo. Também pode provocar dor e formigamentos no dedo mindinho.
Complicações musculares e de tendões
O dedo mindinho também pode sofrer com problemas musculoesqueléticos, por exemplo, uma tendinite.
Geralmente, deve-se a dor a uma solicitação excessiva ou repetitiva.
Problemas articulares
Outra resposta para a dor no dedo mindinho da mão o que pode ser é a artrose, que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem, que protege os ossos das articulações.
Dor no dedo mindinho da mão o que pode ser como tratar?
O tratamento para dor no dedo mínimo da mão vai variar de acordo com a causa.
Por exemplo, em caso de fratura, as pessoas não se dão conta que está quebrado e não buscam tratamento, o que pode piorar a lesão.
Fazendo uma simples comparação com o que acontece se não operar o menisco, a longo prazo, problemas mais sérios podem surgir, até mesmo a falta de mobilidade.
Por isso, independentemente da causa da dor, é essencial consultar um ortopedista especialista em mão, a fim de identificar a causa, diagnosticar e tratar.
Na maioria das vezes, a indicação é gelo, repouso, imobilização e uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Dor no dedo mindinho da mão o que pode ser como melhorar a dor?
Paralelamente ao tratamento médico, você pode fazer algumas coisas para melhorar a dor, e lembre-se da importância de consultar um ortopedista.
Então, o que você pode fazer para aliviar a dor no dedo mindinho?
● Compressas de gelo no local;
● Se a dor for causada por movimentos repetitivos, faça uma pausa;
● Massagens.
Além disso, a fisioterapia e a acupuntura também são muito benéficas para tratar dor no dedo mínimo das mãos.
Conclusão
Agora que você já tem a sua resposta para dor no dedo mindinho da mão o que pode ser e como tratar, é essencial consultar um médico especialista para diagnosticar e orientar quanto ao tratamento.
E no caso de suspeitar de uma fratura, o ideal é buscar atendimento o mais rapidamente possível, a fim de evitar outras complicações!