O que fazer para aliviar as dores nas mãos?

Sentir dores nas mãos é muito incômodo, pois é um membro que mexemos com muita frequência e nos permite realizar as principais funções do dia a dia.

Se você está sofrendo com esse problema ou quer ajudar alguém que tem reclamado com dores nas mãos, saiba que hoje nós vamos te ajudar a entender este problema e procurar uma forma de aliviar os sintomas.

Mas é muito importante procurar uma ajuda médica especializada para realizar exames e descartar qualquer tipo de enfermidade crônica. 

Caso tenha realmente um problema nas mãos, será o médico também quem poderá te ajudar com o tratamento correto que pode envolver medicamentos e fisioterapias.

Dor na mão, o que pode ser?

Existem várias condições que podem causar dor ou outros sintomas nas mãos e pulsos. Por isso, é preciso prestar atenção em alguns outros sinais.

São 27 ossos nas mãos, oito deles no pulso, e mais de 30 músculos responsáveis por permitir a movimentação das mãos. E esses músculos são ligados aos ossos por tendões.

É por isso que não é tão simples assim identificar o que pode estar causando dores nas suas mãos.

Ao sentir o incômodo, o médico deve ser procurado para identificar se há problemas nos ossos, nos músculos ou nos tendões.

Dicas para aliviar dores nas mãos

Há algumas dicas fáceis que podem aliviar as dores nas mãos, principalmente as que são ocasionadas por esforço repetitivo.

Listamos a seguir algumas delas:

Reduza o esforço

Tente evitar tarefas que estão causando dor ou piorando. Evite fazer movimentos repetitivos como digitar, usar o celular, outros instrumentos que exijam os mesmos movimentos das mãos por muitas vezes seguidas.

Utilize analgésicos

Consulte um médico para ter receita de medicamentos analgésicos que possam reduzir as dores nas mãos como paracetamol, ibuprofeno ou outro anti-inflamatório.

Bolsas térmicas

Outra forma de reduzir as dores é utilizar bolsas térmicas. Tanto pode ser geladas, quanto quentes. Elas oferecem alívio rápido da dor.

Imobilize as mãos

Há faixas próprias para mãos e pulsos que podem aliviar a dor. Se você acompanha notícias do FGTS já pode ter visto algum beneficiário usando uma dessas faixas, pois elas limitam os movimentos e assim reduzem as dores nas mãos de quem trabalha.

Alertas para problemas crônicos nas mãos

Se essas dicas não reduzirem as dores nas mãos, é hora de procurar um médico. Principalmente se, além da dor, você tiver os seguintes sintomas: 

  • A dor não reduz há pelo menos duas semanas;
  • A dor está piorando;
  • A dor reduziu, mas continua voltando;
  • A dor está impedindo você de fazer suas atividades diárias;
  • Suas mãos estão rígidas e inchadas, principalmente de manhã e esses sentimentos não melhoram depois de meia hora;
  • Além de estar inchada e rígida, suas mãos estão quentes e vermelhas;
  • Você está com febre;
  • Suas mãos estão formigando ou dormentes.

Alguns problemas que causam dores nas mãos são: artrite, síndrome do túnel cárpico, dedo de gatilho, tenossinovite estenosante, tenossinovite de De Quervain, fraturas, cisto sinovial, entre outros que só são diagnosticados através de exames.

Veja também Dores nas juntas dos dedos das mãos: o que pode ser e como tratar?