Dormência na ponta dos dedos da mão: quais as causas?

Todo mundo já sentiu uma dormência na ponta dos dedos da mão. Você já acordou no meio da noite com a mão e os dedos dormentes?

Isso é normal, e basta movimentar para ativar a circulação sanguínea e tudo bem!

No entanto, algumas pessoas sentem essa dormência com mais frequência, sendo importante investigar a causa e iniciar um tratamento, se necessário.

Se esse é o seu caso, vamos mostrar aqui as principais causas dessa dormência e quais os tratamentos.

Dormência na ponta dos dedos da mão: o que pode ser?

Quando se trata de dormência na ponta dos dedos da mão, pode ser decorrente de alguns problemas, e os mais frequentes são:

1.Síndrome do túnel do carpo

Um dos primeiros sinais indicadores da síndrome do túnel do carpo é a dormência dos dedos e das mãos.

É uma doença que aparece quando o nervo mediano é comprimido no túnel do carpo.

As pessoas se queixam também de formigamento, especialmente à noite, porque costumam dormir com as mãos flexionadas embaixo do travesseiro.

Às vezes, usar luvas ajuda a aliviar a dor e a dormência na ponta dos dedos da mão, mas existem casos onde talvez seja necessária uma cirurgia.

2.Movimentos repetitivos

A dormência ou formigamento nas mãos ou ponta dos dedos também pode ser causada por movimentos repetitivos no trabalho.

Por exemplo, pessoas que trabalham horas em um computador ou que usam determinadas ferramentas, podem sentir uma sensação de formigamento.

Então, é aconselhável fazer pausas regulares ou mudar de posição. Para evitar o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo.

Além disso, uma postura inadequada por longos períodos pode diminuir o fluxo de sangue para as mãos, podendo provocar dormência.

3.Síndrome do nervo cubital

O nervo cubital é aquele que vai do cotovelo até a mão, e quando há uma compressão, pode provocar dormência e/ou insensibilidade nos dedos da mão.

Deformidade nos dedos e perda da força são características da doença.

Geralmente, aparece em pessoas que fazem movimentos repetitivos, principalmente no trabalho.

Dormência na ponta dos dedos da mão: quais as causas?

Causas de dormências pode ser:

Podem ser secundárias a tratamentos, doenças neurológicas, ou diretamente com um procedimento cirúrgico, uma lesão ou compressão de um nervo;

Problema de circulação sanguínea, causado pela retração anormal de pequenas artérias nas extremidades, inflamação da parede dos vasos ou simplesmente pelo frio;

Um choque ou uma posição inadequada na hora de dormir também pode causar dormência na ponta dos dedos da mão.

Dormência na ponta dos dedos da mão: quais os tratamentos?

O tratamento vai depender da causa.

Quando se trata de um problema dos nervos, vai consistir em liberar o nervo afetado, que é geralmente por meio de uma cirurgia.

Se a causa é vascular, o tratamento será favorecer uma melhor circulação sanguínea.

Em paralelo, o médico pode optar por alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos, além de uma tala ou gelo.

Dormência na ponta dos dedos da mão: dicas para aliviar

Não tem nada mais desagradável do que sentir formigamento e dormência nos dedos da mão, no entanto, você pode fazer coisas para aliviar:

Aplicar gelo: basta aplicar o gelo no dedo dormente, mas sempre protegendo a pele para evitar queimaduras;

Fazer massagem: como a dormência na ponta dos dedos da mão pode ser causada por uma má circulação, fazer uma massagem leve durante 5 minutos pode ajudar;

Alongar os dedos: o fato de ficar durante muito tempo na mesma posição pode causar dormência nos dedos, logo, a dica é fazer alguns alongamentos;

Repouso: se os formigamentos são causados, por exemplo, pela síndrome do túnel do carpo, é necessário fazer repouso, ou até usar uma luva apropriada.

Considerações finais 

Assim, a dormência na ponta dos dedos da mão é algo que acontece com a maioria das pessoas, porém, se for constante e causar dor, saiba que isso não deve fazer parte do seu dia a dia.

Em conclusão, é melhor consultar um especialista em mão para diagnosticar e propor um tratamento para o seu caso.